
A Pesquisa E-commerce 2025 entrevistou 406 empresas mineiras, entre 1º e 7 de julho, através do Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG. O levantamento mostrou que os estabelecimentos do comércio vêm ampliando a presença na internet a cada ano. Em 2023, as empresas com presença online somavam 57,1%, no ano seguinte eram 64,3% e, em julho de 2025, o número chegou a 76,6%.
Vendas online
Conforme a pesquisa, entre as empresas com presença online, 59,5% vendem pela internet, enquanto 33,8% mantêm apenas a presença na rede sem realizar vendas. O comércio virtual é justificado ou por ser uma tendência ou por demanda do consumidor, de acordo com 58,9% e 48,1% dos estabelecimentos. A maioria das empresas trabalha com vendas online entre 3 e 5 anos (43,8%), enquanto 5,9% trabalham há mais de 10 anos.
Aplicativos
O uso do WhatsApp Business é feito pela maioria das empresas, sendo que 75,1% delas utilizam o aplicativo para marcar presença online e vender. Apenas 2,2% utilizam o aplicativo, mas não vendem por ele.
O Whatsapp também concentra ações de 61,5% das empresas que fecham a venda no aplicativo e recebem por outro meio de pagamento. Para 34,3% dos estabelecimentos, o catálogo do Whatsapp é utilizado para a inclusão de produtos e preços.
Com 99,3% das empresas cadastradas, o Instagram é a rede social que lidera entre as empresas com presença online por onde 96,5% delas vendem. O Facebook fica com uma fatia mais modesta de 23,0% e onde 36,6% das empresas do comércio marcam presença. No total, 61,1% das empresas comercializam seus produtos nas redes sociais, sendo que 72,8% permitem a retirada dos produtos na loja.
Adesão crescente
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, os dados revelam um cenário de crescente adesão às plataformas digitais por parte dos empresários do varejo. 76,6% das empresas já possuem presença online e 59,5% realizando vendas pela internet. “A tendência evidencia não apenas as adaptações às novas demandas dos consumidores, mas também a busca maior competitividade, adesão e fidelização de clientes no mercado. O e-commerce ganha cada vez mais relevância na dinâmica do varejo, com os avanços tecnológicos e modernização das estratégias impulsionados pelos consumidores”, explica ela.
Marketplace
A venda em marketplace é uma realidade para apenas 12,4% das empresas mineiras, sendo que o IFood tem utilização por 34,8% e outros 34,8% usam a Shopee para vender seus produtos. As empresas com site próprio somam 21,1% do total e 74,4% delas vendem por ele.
Considerando todas as plataformas de pagamento, 55,2% das empresas indicam que o volume de vendas online corresponde de 10,0% a 20,0% do total de suas vendas. De acordo com os empresários entrevistados, 37,3% dos clientes retornam para comprar online semanalmente e 36,8%, mensalmente.
Já os principais motivos que levam os estabelecimentos a ainda não terem presença na internet são falta de interesse, preferência pelo modelo presencial, porte da empresa e a falta de tempo.
Fora da net
Para 85% das empresas que estão fora da internet, continuar offline é a opção; para 7,4% o plano é fazer venda online dentro de um ano e, para 3,2%, após esse período. Um percentual de 4,2% não soube ou não quis avaliar. Entre as empresas que pretendem iniciar vendas online, 60,0% gostariam de obter ajuda, enquanto 40,0% não demonstraram interesse em receber apoio.
Os empresários que não trabalham, mas querem trabalhar com e-commerce, ainda não aderiram às vendas virtuais por falta de planejamento (62,5%), falta de tempo (43,8%), ao tamanho da empresa (18,8%). Outros motivos apontados foram a falta de mão de obra especializada (12,5%) e o fato de a empresa ser recente (6,3%).
Já para os estabelecimentos que descartam vender online, os motivos mais citados foram não têm interesse (51,8%) e preferem o modelo presencial (38,2%).