A conta de luz dos brasileiros vai ficar mais barata em agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) um desconto de R$ 883 milhões nas faturas, dinheiro que vem dos lucros da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira explicou que o governo quer devolver esse dinheiro para a população. “Itaipu é um símbolo da nossa energia limpa. Garantir que esse lucro chegue ao bolso do brasileiro é uma questão de justiça.”
Além disso, o governo já isenta da conta de luz quem consome até 80 kWh por mês. E tem uma nova proposta para a classe média: escolher de qual empresa comprar energia, o que pode reduzir a conta em até 26%.
Alívio nas contas
O alívio nas contas vem em um momento em que o consumidor tem arcado com um custo maior pelo fornecimento. Desde junho, está em vigor a bandeira tarifária vermelha, que aumenta o valor da energia em R$ 4,56 a cada 100 kWh. Isso acontece porque os reservatórios das hidrelétricas estão baixos, e o Brasil está usando mais termelétricas, que são mais caras.
Conforme a Aneel, os consumidores residenciais e rurais que, ao longo de 2024, mantiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) por mês em pelo menos alguns meses do ano receberão um crédito na fatura emitida entre os dias 1º e 31 de agosto. A compensação será automática e proporcional ao consumo.
DME Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, o DMED informou que todo consumidor residencial ou rural que teve pelo menos um mês de consumo abaixo de 350 kWh em 2024 será contemplado com o benefício.
No entanto, segundo o DMED, a Aneel ainda não divulgou o valor exato do desconto que haverá na conta de luz. Assim que tiver definição oficial, a informação terá divulgação nos canais de comunicação da empresa.