A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário, e a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica irá continuar durante o ano de 2024. As ações de planejamento para os próximos eventos foram discriminadas durante reunião na última terça-feira (23), na sede do Sebrae. Convocada pela diretoria da Região Vulcânica, compareceram associados, representantes das prefeitura dos municípios envolvidos, do Sebrae, de empresas parceiras, associações de cafeicultores e produtores.
“A participação em eventos é fundamental para divulgarmos nossos produtos e também realizarmos parcerias entre empresas, assim como nos conectarmos com outros produtores e associações em Minas, no país e até mesmo do exterior, levando nosso café além das nossas fronteiras”, destacou o diretor executivo da Região Vulcânica Ulisses Oliveira.
A parceria com a Sedet foi destacada tanto pela realização do Concurso de Qualidade dos Cafés, que incentiva a constante evolução do produto dentro do município e também microrregião, como o apoio na participação em eventos, como na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, em novembro do ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Franco Martins ressalta que a parceria com a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é fundamental para levar nosso produto a ser reconhecido em todo país e também no exterior, reconhecendo o trabalho da associação no fomento à qualidade e excelência dos cafés especiais produzidos na região. Franco colocou a prefeitura e a Sedet à disposição para a continuidade dos projetos e também na parceria de novas ideias que venham a surgir durante o ano de 2024.
Cláudio Torres, coordenador de Fomento Agropecuário, também enfatizou, durante a reunião, que a Sedet está sempre à disposição para novos projetos que contribuam com o desenvolvimento econômico da região, alinhados com a sustentabilidade.
Ainda durante a reunião, Marco Sanches, presidente da Região Vulcânica, destacou a união de esforços entre diretoria, associados, produtores, associações, cooperativas e parceiros, numa demonstração da força do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento regional sustentável. Marcos destacou também a prefeitura de Poços de Caldas através da Sedet como grande apoiadora da Região Vulcânica.
O território é composto pelos municípios mineiros de Andradas, Ibitiúra de Minas, Caldas, Poços de Caldas, Bandeira do Sul, Campestre, Botelhos e Cabo Verde e os municípios paulistas de Águas da Prata, São Sebastião da Grama, Divinolândia e Caconde.