
Orientar os estudantes para o consumo consciente, levando informações importantes sobre direito do consumidor, de forma acessível, por meio de exemplos cotidianos sobre as relações de compra e venda. Esse é o objetivo do projeto “Procon vai à escola”, iniciativa do Procon Poços. Neste ano, serão atendidos alunos dos 5° anos de todas as escolas públicas e 5° e 6° anos das escolas particulares, uma vez que estas últimas não participaram do projeto ano passado.
Semana passada, o Procon esteve no Colégio Jesus Maria José para conversar sobre práticas conscientes de consumo com os alunos de 5º e 6º anos. Segundo a coordenadora do Procon Fernanda Soares, o projeto é uma iniciativa de grande interesse para a comunidade escolar porque as crianças atuam também como multiplicadores dos conhecimentos junto às famílias.
Lançado em 2018, o projeto conta com a distribuição de uma cartilha idealizada especialmente para o público infantil, com atividades lúdicas sobre os direitos do consumidor. O material é trabalhado em sala de aula pelos professores, auxiliando no desenvolvimento do conteúdo, que engloba temas como direito à garantia e a necessidade de exigir nota fiscal, questões sobre troco certo, compra casada, troca de mercadoria, produtos vencidos, propaganda enganosa, formas de pagamentos, compras pela internet ou telemarketing, manutenção e assistência técnica.








