
No primeiro trimestre de 2023, os pequenos e médios e-commerces de Minas Gerais movimentaram R$ 72 milhões, o que representa um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2022, quando registrou R$ 58,8 milhões. O levantamento foi realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
“Mesmo com os desafios econômicos no país e no mundo neste início de ano, os dados mostram que o e-commerce segue fortalecido no Brasil. Minas Gerais se destacou no levantamento por apresentar um alto volume de pedidos e de faturamento, ficando em segundo lugar no país, atrás apenas de São Paulo. Isso indica que os consumidores seguem interessados em compras online e que os empreendedores locais estão investindo cada vez mais neste tipo de negócio para potencializar as vendas para todo o país”, comentou Mylena Gama, especialista em e-commerce.
Entre janeiro e março de 2023, o volume de pedidos online em Minas Gerais chegou a 314 mil, indicando um crescimento de 17% em relação aos três primeiros meses do ano passado (cerca de 268 mil). No total, foram vendidos 1 milhão de itens e o valor médio por compra chegou a R$ 229,60 no Estado.
Moda foi o segmento que liderou as vendas em Minas Gerais, com faturamento de R$ 33,5 milhões, seguido por Acessórios (cerca de R$ 4 milhões), Saúde & Beleza (R$ 3,4 milhões) e Casa & Jardim (R$ 3,3 milhões). Dentre os meios de pagamento, o cartão de crédito (53,5%) e o pix (32%) foram os mais utilizados no Estado no primeiro trimestre.
Os dados foram levantados com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop durante o período de janeiro a março de 2023.








