
A Orchestra Reviver é uma das atrações do Festival de Inverno de Poços de Caldas nesta terça-feira (22). A apresentação começa às 19h, com entrada gratuita, no Instituto Moreira Salles (Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados). Os ingressos devem ser retirados a partir das 18h.
A sessão terá músicas instrumentais nacionais e internacionais, assim como composições autorais do maestro Josimar Agnus Pereira. O grupo conduz o público para dentro do show, com explicações sobre instrumentos e sonoridades. A partir daí, o espetáculo fica descontraído, com muitas conversas e risadas.
A Orchestra Reviver é composta por Joaquim Borges Pelegrin Junior na bateria, Julio César de Oliveira na guitarra, Julia Montezano no contrabaixo, Josimar Agnus Pereira no saxofone/clarinete, Ernani Pasculli Filho no clarinete, Marcos Joel de Moraes no trompete e Fernando Galdino da Silva no trompete. Haverá participações de Fabrício Herbert Heleno no trombone e Hildebrando Madalena na percussão.
Histórico
Josimar Agnus Pereira, maestro, compositor e arranjador, fundou em 2001 a Associação Musical Reviver, que oferecia aulas e oficinas livres de música. Através dessas atividades musicais e da movimentação de músicos, surgiu então a Orquestra Reviver.
Em 2005 surgiu a prática musical do “Trio Reviver” com Josimar Agnus Pereira (saxofone), Julio Cesar de Oliveira (guitarra) e Joaquim Borges Pelegrin Jr (bateria), os quais se apresentavam na Cia. Bella de Artes e em restaurantes particulares. Também tocavam bastante nos eventos da competição culinária “Comida di Buteco” na cidade de Poços de Caldas.
Em 2016 o trio se transformou em “Jazzimar & Os Jotas”, ao agregar no contrabaixo a Julia Montezano Palhares. Durante a pandemia de covid-19, o grupo se inscreveu em editais emergenciais.
Participou do edital emergencial “Poços Curte em Casa” oferecido pela Secretaria de Cultura de Poços de Caldas em 2020, com a apresentação “Jazzimar & Os Jotas – Bossa Nova Instrumental”. Participou do edital emergencial Lei Aldir Blanc com a apresentação “Jazzimar & Os Jotas em Música Brasileira nas Composições de Josimar Agnus Pereira”
Em 2021 dentro do edital “Poços Curte em Casa” participou com o trabalho “Grandes Sucesso na Versão Instrumental”. Em 2022, por meio do edital do Julhofest, houve apresentação no Museu Histórico Geográfico.
Pela Secretaria de Turismo de Poços de Caldas foi possível apresentar o grupo Jazzimar & Os Jotas no Coreto da Praça Pedro Sanches, no dia 01/10/2022, tendo como somatória sonora e artística os músicos Ernani Pasculli Filho (clarinete) e Fabrício Herbert Heleno (trombone).
É possível encontrar uma produção audiovisual muito bem elaborada no vídeo da música autoral do maestro Josimar Agnus Pereira, “Bate Boca”.
Orchestra Reviver

Com o reconhecimento do trabalho e a união de amigos músicos, todas as sextas-feiras, das 18h às 22h, acontecem os ensaios. O quarteto já conhecido na cidade, JAZZIMAR & Os Jotas, abre espaço agora para realização de um grande sonho do músico Josimar Agnus Pereira: tocar seus arranjos de música instrumental. Sendo então composto por 8 músicos, o grupo atualizado tem seu repertório focado em música instrumental nacional, internacional e conta com composições autorais do maestro Josimar. A equipe tem Joaquim Borges Pelegrin Junior na bateria, Julio César de Oliveira na guitarra, Julia Montezano no contrabaixo, Josimar Agnus Pereira no saxofone, Ernani Pasculli Filho no clarinete, Marcos Joel de Moraes no trompete, Fernando Galdino da Silva no trompete, e com participações de Fabrício Herbert Heleno no trombone e Hildebrando Madalena na percussão.
No Festival de Inverno de 2024 o grupo JAZZIMAR & Os Jotas participou do Música na Jabuticabeira do Instituto Moreira Sales.