- Publicidade -
22 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cia Conscius Dementia celebra trajetória e renovação com dois espetáculos no Festival de Inverno

- Publicidade -
Cia Conscius Dementia celebra trajetória e renovação com dois espetáculos no Festival de Inverno
Foto Grazi Ferreira

O Festival de Inverno de Poços de Caldas contará mais uma vez com a participação da Cia de Teatro Conscius Dementia, grupo que há 11 anos marca presença no evento com montagens que unem tradição, crítica social e inovação. Este ano, a companhia apresenta dois espetáculos: o consagrado “Os Saltimbancos”, com novo elenco e equipe técnica. E a estreia de “Show da Liberdade”, que simboliza uma nova fase do grupo.

Clássico

“Os Saltimbancos”, clássico infantil com texto de Chico Buarque, narra a história de quatro animais — um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata — que decidem abandonar seus donos após anos de exploração. E seguir juntos rumo à cidade para tentar a vida como músicos. A montagem da Conscius Dementia estreou em 2015, no Festival de Teatro nas Escolas Municipais. Foi premiada nas categorias Espetáculo, Direção e Maquiagem. Desde então, a peça permaneceu no repertório do grupo, aclamada por diferentes gerações de espectadores.

- Publicidade -

Em 2025, o espetáculo comemora 10 anos em cartaz e conta com novidades. A atriz Dani Silva assume o papel do Jumento, enquanto Raíssa Rezende passa a integrar a equipe técnica como responsável pela sonoplastia. antendo viva a proposta lúdica e crítica do texto com nova energia em cena.

Tragicomédia

Já “Show da Liberdade” propõe uma abordagem ousada e atual. A peça é uma tragicomédia inspirada em programas televisivos dos anos 1990 e 2000, como Show do Milhão, Fantástico e Show da Xuxa, para tratar de temas como repressão, injustiça e direitos humanos. A montagem marca o recomeço da Conscius Dementia, agora formada pelas atrizes Danielle Marques, Gabriela Severini e Rafaela Jacon Dutra. E tem como base o processo colaborativo e a experimentação estética.

A nova produção dialoga com a memória da primeira montagem emblemática da companhia: o espetáculo “Liberdade, Liberdade”, encenado em 2014. Que rendeu à companhia o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro em 2015. E ainda participação internacional nas Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa, na Argentina. Agora, uma década depois, o grupo revisita esse legado com linguagem atual e compromisso com a crítica social.

Legado

Ambos os trabalhos reverenciam a trajetória da fundadora Larissa Garcia, cujo legado continua presente na essência da companhia. A produtora Andressa Rodrigues também segue como apoio fundamental na realização dos espetáculos.

Serviço

Espetáculo: Os Saltimbancos
Dia 18 de julho, 13h
Mundo da Criança – Praça Dom Pedro II
Gratuito

Espetáculo: Show da Liberdade
Dia 23 de julho, 20h
Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca
Ingressos: R$20 (inteira) / R$10 (meia)
Meia-entrada válida para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes, artistas, pacientes com câncer e jovens de baixa renda inscritos no CadÚnico.

Ingressos à venda com as integrantes da companhia, pelo site Sympla ou na portaria do evento, a partir das 13h do dia da apresentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redes sociais: @ciaconsciusdementia

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!