
O espetáculo “A Melhor Idade”, de Carine Michelucci, esteve em turnê pelo sul de Minas ao através do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. O projeto realizou sua última ação no dia 1º de outubro na Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari com a oficina de teatro de máscaras, além de roda de conversa com os alunos sobre o mercado cultural nos interiores e nas periferias. Os alunos do ensino médio receberam as atividades, que foram ministradas por Carine Michelucci e Valber Rodrigues, com mediação do professor de literatura da escola, Lincoln Vieira.
A ação formativa ocorreu de forma gratuita e acessível, afinal é a contrapartida social do projeto aprovado no edital FEC 09/2024 Circula Minas, que financiou a turnê do espetáculo “A Melhor Idade” nas cidades de Andradas, Botelhos e Elói Mendes.
A Melhor Idade
Em “A Melhor Idade” o público conhece Dona Amélia, uma mulher de 83 anos, aposentada e avó de seis netos. Entre eles, o mais querido é Fernandinho, que sugere novas ocupações para garantir a saúde mental da avó: hidroginástica e fisioterapia.
Porém, Dona Amélia foge das atividades tradicionais e começa aulas de teatro. Com espírito vibrante e amor pela vida, ela encontra na arte uma fonte de alegria e expressão.
Oficina de teatro de máscaras
Sobre a oficina com a comunidade escolar, comenta o professor Lincoln: “Em um primeiro momento, os artistas trouxeram referências na arte do teatro de máscaras e da palhaçaria e, em seguida, se concentraram mais na parte prática, colocando os alunos em dinâmicas teatrais e para jogarem com as máscaras. Os professores que estavam presentes também participaram e todos nós ficamos muito empolgados e gratos pela experiência compartilhada com os artistas”.
Além disso, Lincoln pontua sobre o impacto positivo no ambiente escolar: “A oficina de teatro de máscaras mobilizou os alunos de uma forma surpreendente, principalmente aqueles que têm dificuldade em matérias como português e matemática. Esses se mostraram bastante ativos e participativos. A atividade foi bem divertida, ajudando os alunos a relaxarem e sair um pouco do sistema de aulas expositivas dentro da sala, o que traz um retorno positivo no rendimento, pois ajuda a combater o estresse de ficar sentado durante horas”.
A ficha técnica do projeto conta com atuação e dramaturgia de Carine Michelucci, direção de Valber Rodrigues, direção vocal de Julia Montezano, tradução em Libras de Mayara Sena e assessoria de imprensa de João Araújo. O projeto é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura através do edital FEC 09/2024 Circula Minas, com realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais.