
O Festival Dia de Choro chega à sua 3ª edição, reafirmando o compromisso com a valorização do choro e da música instrumental brasileira. O evento musical já realizou duas edições em Poços de Caldas com sucesso de público. E retorna em 2025 com três dias de apresentações gratuitas, reunindo músicos da cidade e da região em espaços públicos abertos e acessíveis.
A proposta é exaltar o choro, gênero reconhecido como a primeira forma urbana de música genuinamente brasileira. Símbolo de virtuosismo, tradição e modernidade, com mais de 150 anos. As apresentações acontecem entre 17 e 19 de outubro, em três pontos de ocupação cultural no município. Praça Tiradentes, Thermas Antônio Carlos e Mercado Municipal recebem o evento.
Programação
A abertura do festival será nesta sexta-feira (17), às 13h30, na praça Tiradentes (Monjolinho), com o Otávio Quartier Trio, para 120 alunos da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira.
Sábado (18), a Thermas Antônio Carlos recebe duas apresentações: às 10h, o Grupo do Clube de Choro Jorge Assad e às 16h o Araçá Quarteto, anfitrião do projeto. As apresentações nas Thermas terão tradução simultânea para Libras, ampliando a acessibilidade do evento.
O encerramento acontece domingo (19), às 9h, no Mercado Municipal, com o Duo Faria e Batiston, levando o choro ao encontro da vida cotidiana e do público que transita neste tradicional espaço da cidade.
Anfitrião do projeto
Segundo Jorge Viviani, produtor musical do festival e integrante do Araçá Quarteto, o evento tem papel fundamental na valorização da música instrumental e na formação de público. “O choro é uma das expressões mais autênticas da cultura brasileira e ainda precisa de espaços permanentes de difusão. O Festival Dia de Choro cumpre essa função, criando oportunidades para os músicos locais e regionais mostrarem seu trabalho. E aproximando novos ouvintes desse gênero que é pura arte e identidade”, destaca.
A 3ª edição é uma produção de Jorge Viviani e da Lavanda Cultural, viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.