
A Cia Palhosso, de Poços de Caldas, está de malas prontas para as cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. O grupo, formado por quatro palhaços, vai apresentar o espetáculo “1,2,3 Palhacei!” com duas sessões gratuitas em cada município.
Esta ação celebra a Semana da Criança e acontece por meio de um edital do Governo de Minas Gerais no contexto da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 10/2024 – Circulação de Espetáculos). Ainda há o apoio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Mariana e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho.
De acordo com o grupo, a intenção é levar o circo e a música para cidades e comunidades atingidas por crimes ambientais. Nestes casos, os devastadores rompimentos de barragens que ocorreram nos anos de 2015 e 2019 e até hoje causam danos a estas populações.
As apresentações começam em Brumadinho, quinta-feira (9). O grupo estará na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também no distrito de Aranha (Escola Municipal Leon Renault).
Sábado (11) os palhaços chegam em Mariana, com duas sessões abertas ao público. Às 10h, no distrito de Cláudio Manoel (praça Tomás Ferreira) e às 16h, na praça dos Ferroviários, na programação do evento Rua de Lazer.
1,2,3, Palhacei!
O espetáculo é o primeiro apresentado presencialmente pela Cia Palhosso, que circula com o “1,2,3, Palhacei!” desde 2021. Os palhaços Mazinha (Aria Nery), Rick (Rafa Falz), Silva (João Araújo) e Zezuli (Naiade Moras) realizam diversos números circenses, sempre com a interação do público.
Há apresentações de malabarismo, mágica, esculturas com bexigas e transformação (maquiagem), embaladas pela música ao vivo. Assim, pessoas de todas as idades se divertem!
Acessibilidade
Todas as sessões terão intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, o grupo está começando a incluir os sinais nas cenas, para que o público surdo possa ter uma experiência mais imersiva.
Isso é possível graças a um curso de introdução que a Cia Palhosso fez com a equipe BR Libras, em Poços de Caldas. Além de abordar conceitos básicos, os professores Camila Zanetti do Nascimento e Lucas Roberto guiaram os artistas no processo para que um trecho do “1,2,3, Palhacei!” seja apresentado em Libras. Esta ação ocorreu por meio do edital PNAB MG 13/2024 (Bolsas de Intercâmbio).
Serviço
1,2,3 Palhacei!
Quarta-feira (9) em Brumadinho: Apae e Escola Municipal Leon Renault
Sábado (11) em Mariana: às 10h no distrito de Cláudio Manoel (Praça Tomás Ferreira) e às 16h na Praça dos Ferroviários