
O turismo religioso está entre as principais forças econômicas de Minas Gerais. O Poços Já, a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, teve a oportunidade de conhecer atrações na Serra da Canastra e ao redor do Lago de Furnas, ou melhor, do Mar de Minas. Entre elas, o Santuário de Santa Rita de Cássia tem destaque.
A cidade de Cássia, próxima à Serra da Canastra, possui cerca de 17,5 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Porém, a população flutuante pode ser bem maior. Principalmente no mês de maio, quando é celebrado o Dia de Santa Rita. Somente neste período, cerca de 300 mil pessoas frequentam o santuário.

De acordo com Frank Arantes de Souza, secretário municipal de Turismo e Cultura, a estrutura hoteleira está se fortalecendo para suportar a alta demanda. Inclusive, um resort deve ser inaugurado em breve.
Geralmente, o Santuário de Santa Rita de Cássia recebe 10 mil fiéis por semana, com o ápice do movimento ocorrendo aos domingos. Assim, os visitantes têm a oportunidade de participar de missas e novenas, bem como conhecer uma réplica da casa em que ela viveu na Itália.

Outro ponto alto são as relíquias de primeiro grau, ou seja, fragmentos do corpo da santa. Por meio da pele e da espinha, a presença de Santa Rita no local é simbolizada.

Inaugurado em 2022, este é o maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita. A construção foi uma iniciativa do empresário cassiense Paulo Flávio de Melo Carvalho, que herdou da mãe a devoção. Acesse o site do santuário e saiba mais.