24.4 C
Poços de Caldas
TURISMO RELIGIOSO

Santuário em Cássia é o maior do mundo dedicado a Santa Rita

Poços Já visitou o local, que abriga relíquias e recebe dez mil fiéis por semana
PUBLICIDADE
Santuário em Cássia é o maior do mundo dedicado a Santa Rita
Foto: Juliano Borges/Poços Já

O turismo religioso está entre as principais forças econômicas de Minas Gerais. O Poços Já, a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, teve a oportunidade de conhecer atrações na Serra da Canastra e ao redor do Lago de Furnas, ou melhor, do Mar de Minas. Entre elas, o Santuário de Santa Rita de Cássia tem destaque.

A cidade de Cássia, próxima à Serra da Canastra, possui cerca de 17,5 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Porém, a população flutuante pode ser bem maior. Principalmente no mês de maio, quando é celebrado o Dia de Santa Rita. Somente neste período, cerca de 300 mil pessoas frequentam o santuário. 

PUBLICIDADE
Santuário de Santa Rita
Foto: Juliano Borges/Poços Já

De acordo com Frank Arantes de Souza, secretário municipal de Turismo e Cultura, a estrutura hoteleira está se fortalecendo para suportar a alta demanda. Inclusive, um resort deve ser inaugurado em breve. 

Geralmente, o Santuário de Santa Rita de Cássia recebe 10 mil fiéis por semana, com o ápice do movimento ocorrendo aos domingos. Assim, os visitantes têm a oportunidade de participar de missas e novenas, bem como conhecer uma réplica da casa em que ela viveu na Itália.

Foto: acervo Secult/Codemge/ Lina Mintz

Outro ponto alto são as relíquias de primeiro grau, ou seja, fragmentos do corpo da santa. Por meio da pele e da espinha, a presença de Santa Rita no local é simbolizada. 

Foto: Foto: acervo Secult/Codemge/ Lina Mintz

Inaugurado em 2022, este é o maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita. A construção foi uma iniciativa do empresário cassiense Paulo Flávio de Melo Carvalho, que herdou da mãe a devoção. Acesse o site do santuário e saiba mais. 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!