
O Cine Fricção inicia seu segundo semestre em grande estilo com uma sessão especial e gratuita em parceria com a Mostra Integrada de Artes (MIA). Trazendo duas estreias marcantes para o público de Poços de Caldas. O evento acontece nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 19h, sob as árvores do Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.
A programação marca a estreia nacional do documentário Neirud, de Fernanda Faya, que chega aos cinemas brasileiros em agosto de 2025, coincidindo com o mês da Visibilidade Lésbica. A obra, já premiada em festivais nacionais e internacionais, é considerada um dos lançamentos mais importantes do audiovisual independente no ano.
Com distribuição da Descoloniza Filmes, Neirud resgata a trajetória de uma mulher negra que fugiu de um lar abusivo nos anos 1930. Encontrou refúgio no circo e viveu uma história de amor e resistência em uma trupe feminina de luta livre.
A diretora Fernanda Faya parte de uma investigação pessoal para reconstruir a memória dessa figura enigmática. Revelando uma narrativa queer, circense e profundamente afetiva. O longa levou prêmios de Melhor Filme e Montagem no Olhar de Cinema 2023 e foi consagrado no PirenópolisDoc 2024 pelo Júri Oficial e pelo Júri Jovem.
Também na programação: Vila Polar
A noite conta ainda com a exibição de Vila Polar, curta-metragem de Paulo Tothy, rodado em Vargem Grande do Sul (SP). A obra mistura ficção e realidade para refletir sobre memória e patrimônio em cidades do interior.
Após sua estreia em julho na cidade natal do diretor, que também é idealizador do Cine Fricção, Vila Polar chega agora a Poços de Caldas. Propondo uma reflexão sobre as transformações urbanas e as perdas arquitetônicas recentes. O filme é fruto da Lei Paulo Gustavo, que fomenta o audiovisual em todo o país. Após a sessão, haverá bate-papo com o ator Leandro José, protagonista do curta, mediado por Dani Silva.
Música e Encontro
Antes das projeções, o público poderá aproveitar a discotecagem oferecida pelo projeto cultural Discobertas, com o DJ Leo Antunes comandando um set especial das 17h30 às 19h. Para mais informações, siga: @cine.friccao e @mia.mostradeartes.
Serviço
Cine Fricção na MIA 2025
Dia 21 de agosto
Nas árvores do Espaço Cultural da Urca (avenida João Pinheiro)
Esquenta com Discobertas: 17h30 às 19h
Exibição dos Filmes: a partir das 19h
Gratuito