
Na última sexta-feira, 1º de agosto,aconteceu, na Thermas Antônio Carlos, a abertura da mostra internacional “Em Busca da Nova Terra”. A exposição resgata a história da imigração italiana no Brasil.
O evento, que já passou por cidades como São Paulo e Espírito Santo do Pinhal, ficará aberta ao público até 24 de agosto, com entrada gratuita. O projeto é fruto de uma parceria entre o Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, o Museu da Imigração de São Paulo e o Museu da Emigração de Gênova, na Itália. Integrando as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Laços culturais
A presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro, Elaine Piva, reforçou que eventos como este fortalecem os laços culturais entre o Brasil e a Itália e que novos projetos já estão em andamento.
“Esta exposição é uma forma emocionante de contar a nossa história e valorizar a herança italiana presente na cidade. Além disso, estamos estudando novas ações culturais, incluindo a próxima edição da festa Itália Per Sempre, que acontecerá em outubro”, explicou.
Contribuição
O curador da mostra e embaixador do Museu da Emigração de Gênova, Fabio Niosi, também participou da abertura e compartilhou com o público um pouco da trajetória dos imigrantes italianos que deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades no Brasil.
>“Os imigrantes italianos contribuíram significativamente para o crescimento do país, tanto com seu trabalho quanto com a introdução de elementos importantes da cultura italiana, que hoje fazem parte da identidade brasileira”, destacou Niosi.
O evento contou com a presença do prefeito de Poços de Caldas Paulo Ney. E também do secretário de Turismo Arison Siqueira, do secretário de Meio Ambiente Stefano Zincone e do secretário-adjunto de Obras Paulo Henrique Ribeiro. Além de representantes do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas e da comunidade local.
A solenidade teve ainda a apresentação especial do maestro Rafael Tisti. Com um repertório de músicas italianas executadas ao som de violino. Proporcionando um momento de emoção e conexão com as raízes culturais homenageadas pela mostra.