
A história da imigração italiana será tema de uma exposição que chega a Poços de Caldas a partir do dia 1º de agosto. A Mostra Itinerante Em Busca da Nova Terra, com parceria do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A ideia da exposição partiu do Museu da Emigração Italiana (MEI) de Gênova para ser apresentada originalmente no navio de cruzeiro Costa Diadema. A embarcaçã fez uma rota simbólica dos imigrantes até o porto de Santos. O projeto foi idealizado para destacar esse marco histórico e, posteriormente, ganhou formato itinerante, com curadoria do embaixador do MEI no Brasil Fabio Niosi.
Após contato com diversas entidades da comunidade italiana no país, o Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas prontamente se engajou na organização da etapa em Poços.
A mostra já passou pelo Museu da Imigração, em São Paulo, e pelo Museu do Café, em Espírito Santo do Pinhal. Depois de Poços de Caldas, seguirá para os estados do Sul. Há possibilidade de que seja também apresentada durante a 9ª edição da festa “Italia per Sempre”. O evento acontece de 3 a 5 de outubro, também em Poços.
Painéis
A exposição reúne os painéis: Una Veranda Sul Brasile, Le Bibliotechine di Bordo Anita e Giuseppe Garibaldi e Il Sindacato dall’Italia al Brasile. O objetivo é promover uma reflexão ampla sobre a emigração italiana — não apenas o momento da chegada, mas todo o processo de deslocamento em busca de um novo lar.
A mostra aborda temas como costumes, gastronomia, dialetos e os impactos do deslocamento cultural, destacando como esses elementos contribuíram para moldar a identidade brasileira contemporânea. A proposta é transmitir às novas gerações a relevância da imigração italiana entre o fim do século XIX e o início do século XX. Período marcado por uma grave crise econômica e social na Itália. Que levou milhões a buscar novos caminhos, especialmente nas Américas — com destaque para o Brasil.
Serviço
Mostra Itinerante Em Busca da Nova Terra Abertura dia 1º de agosto, às 17h Hall de entrada da Thermas Antonio Carlos Visitação gratuita até o dia 24 de agosto, de quarta-feira a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 14h.