Nesta sexta-feira (18) tem início a terceira edição do projeto Novos Caldenses. O evento segue até 20 de agosto no Studio 1.3.
Criado em 2010 em Braziers, Inglaterra, o projeto realizou sua primeira exposição em 2012 no Studio 1.3, em Poços de Caldas, com a participação de 13 artistas locais. Naquele mesmo ano, a mostra também foi exibida em Londres, no Studio 1.1. Dois anos depois, a segunda edição reuniu sete artistas e foi realizada no Studio 1.3, que na época funcionava dentro do Palace Cassino, em Poços de Caldas. Agora, mais de 10 anos depois, o projeto retorna com uma nova proposta.
Artistas com mais de 50 anos
Nesta terceira exposição, a curadoria tem como foco longevidade, periodicidade e produção contínua, destacando artistas com 50 anos ou mais. A filosofia do Studio 1.3 é apresentar criadores que estejam conectados com seu tempo, produzindo obras que dialoguem com o contemporâneo de forma espontânea e inovadora. Surge, então, a provocação: como falar do “novo” em artistas 50+ ou 60+?
O Novos Caldenses 2025 apresenta os “envelhecentes” e os “sexalescentes”. Este último termo refere-se a pessoas entre 60 e 69 anos que mantêm um estilo de vida ativo e dinâmico. A palavra é uma alternativa a “sexagenários”, reforçando uma postura de não envelhecer passivamente. Mas sim de permanecer engajado com a vida, a tecnologia e as experiências.
Diversas linguagens
A exposição reúne seis artistas com diversas linguagens artísticas. Como explica Marcelo Abuchalla, o processo de seleção foi desafiador. “Esse convite é lento e moroso. Alguns respondem rápido, outros nem respondem. Alguns não produzem mais, outros se mudaram. E há os que pararam. A busca se amplia até chegarmos a esses nomes, que definiram a identidade proposta.”
Selecionados
Ro Lovato – multiartista, trabalha com colagens analógicas;
Cláudio Moreira – pintor de formação acadêmica;
Edmundo Figueiredo – fotógrafo;
Anderson Almeida – multiartista e gravurista;
Alê de Ribeiro – artista digital e fotográfico;
Marcelo Abuchalla – artista contemporâneo.
Serviço
Novos Caldenses Visitação até 20 de agosto
De quarta a sexta-feira, das 15h às 19h
Sábados no período da manhã.
Whattzap (35) 9.9210-0690