Poços é cenário da coleção “Mapa da Poesia”; Lançamento no Flipoços

Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infanto-juvenil, criada pelo escritor...
PUBLICIDADE
Poços é cenário da coleção “Mapa da Poesia”; Lançamento no Flipoços
Divulgação

Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infanto-juvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será lançada oficialmente no próximo dia 30 de abril, em parceria com o Festival Literário Internacional (Flipoços) e contará com a participação especial do poeta Hugo Pontes.

Portugal-Poços de Caldas

Esta edição marca um momento especial na trajetória da coleção, publicada pela Editora Tapioquinha. Depois de três volumes ambientados em cidades portuguesas, como Óbidos e Lisboa, é a primeira vez que uma cidade brasileira ganha protagonismo na série. E Poços de Caldas foi escolhida justamente por sua riqueza cultural, histórica e poética.
>Com texto delicado e ilustrações sensíveis, o livro convida crianças e jovens leitores a uma verdadeira viagem lírica e geográfica pela cidade, despertando o interesse pela leitura e promovendo, com afeto e criatividade, a educação patrimonial.

O poeta Hugo Pontes, natural de Três Corações e profundamente enraizado na vida cultural de Poços, participa da obra trazendo sua experiência e olhar poético. Autor de cerca de trinta livros e referência nacional na poesia visual e na arte postal, Hugo imprime ao livro a emoção de quem vive a cidade por dentro.

As ilustrações de Iêda Alcântara traduzem com delicadeza o patrimônio natural, histórico e imaterial de Poços, revelando detalhes que estimulam a contemplação e o aprendizado. As quadras poéticas criadas por José Santos pontuam esse percurso com leveza e musicalidade, compondo uma obra que é, ao mesmo tempo, literária e didática.

Lançamento

O lançamento integra a programação oficial do Flipoços 2025. E será celebrado com dois encontros especiais com crianças e jovens no dia 30 de abril, às 9h e às 13h30, no Palco Sulfurosa. A atividade propõe um bate-papo interativo com os autores, conectando literatura, história, geografia, arte e identidade local de forma lúdica e sensível.
Em cada página, leitores de todas as idades são convidados a descobrir novos olhares sobre o mundo – e sobre Poços de Caldas – por meio da poesia.

O Mapa da Poesia – Poços de Caldas é composto de 22 poemas em quadras, uma para cada autor, em redondilha maior, 11 ilustrações e um glossário de termos citados. Os poemas do mapa retratam a Livraria Vida Social, Estação Ferroviária Mogyana, Villa Prates, Thermas Antônio Carlos, Museu Histórico e Geográfico, igreja de Santo Antônio, igreja Matriz, Flipoços, chalé Coronel Procópio, palacete da prefeitura, serra São Domingos, viveiro das aves do seu Xixo.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

Don`t copy text!