Grupo de pesquisa ocupa CEU das Artes com teatro durante cinco meses

PUBLICIDADE
Ator Valber Rodrigues coordenou ações formativas voltadas ao teatro de máscaras e formas animadas (fotos: Priscila Veiga)

O grupo de pesquisa “Teatro de máscaras e outras formas animadas” está concluindo os trabalhos de 2023. Durante cinco meses, jovens e adultos interessados na pesquisa teatral ocuparam o CEU das Artes e puderam se desenvolver como artistas.

A coordenação é do ator Valber Rodrigues, bacharel em teatro pela Universidade Cândido Mendes (RJ), em parceria com o grupo teatral Bem me Quer, formado por Jacque Ferrari e Gui Guerriero, como artista convidado. Estas atividades ocorreram por meio do edital para concessão de patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

PUBLICIDADE
Projeto também trabalhou técnicas para construção de máscaras e bonecos

De acordo com o coordenador Valber Rodrigues, o grupo pesquisou a linguagem de máscaras, mas também outras técnicas das formas animadas, como teatro de bonecos, manipulação de objetos e teatro de sombras. Ainda foram trabalhadas referências históricas e teóricas, técnicas de construção de máscaras e bonecos, assim como o jogo da máscara teatral.

“O jogo da manipulação da máscara exige que os participantes descentralizem do rosto as expressividades e as busquem em corporeidades extracotidianas. Também foram propostos exercícios que centralizam no corpo a criação, na busca pela evocação de imagem, sensação e sentido”, explica Valber.

Os encontros ocorreram semanalmente, entre julho e novembro. A participação foi aberta a artistas e ao público em geral, de forma gratuita. Além disso, o projeto também realizou oficinas em escolas públicas e levou ainda mais informação para comunidades locais.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!