
Algumas das mais importantes instrumentistas da atualidade estarão reunidas em São João da Boa Vista-SP, entre os dias 26 e 30 de julho, para participar do Festival Assad – o maior festival de música instrumental do país. O evento gratuito inclui vagas em oficinas e masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil. A programação completa pode ser consultada no site oficial: www.festivalassad.com.br.
Com uma temática voltada ao feminino, a 11ª edição trará grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. Entre as artistas/grupos convidados estão Nilze Carvalho, Cristina Braga, Carol Panesi, Mawaca, Quarteto Abayomi, Clube do Choro Jorge Assad, Lyra Orchestra, Jazzmin’s Big Band e Duo Siqueira Lima.
Segundo a diretora e uma das idealizadoras do Festival Fafá Noronha, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também idealizadora do evento, esteve no Festival de Verão, em Campos do Jordão-SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. “Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos”, destaca.
Vânia Noronha fez questão de enfatizar a importância social do evento, que disponibiliza oficinas e masterclasses gratuitas, de modo a contribuir com a formação de jovens músicos. “Os shows, oficinas e masterclasses dão oportunidade para que estudantes e o público se aproximem e aprendam com estes grandes nomes da música instrumental no mundo e, o melhor, gratuitamente. Uma oportunidade única”, disse.
Criado em 2012, o evento leva o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad – reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo; a cantora, violonista e compositora Badi Assad e a compositora, arranjadora, pianista e cantora Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion.
Realizado pelo Centro Livre de Arte e Cultura (Clac), por meio de leis de incentivo estadual e federal, a edição 2023 contará com o apoio da prefeitura de São João da Boa Vista e da Unifae e com o patrocínio de empresas da cidade.







