Projeto cultural preserva a culinária tradicional dos Povos de Terreiro

PUBLICIDADE
divulgação

O projeto cultural Cozinha Ancestral está em destaque na programação do Festival de Inverno, trazendo a riqueza e a autenticidade das tradições culinárias dos povos de terreiro. Com o intuito de preservar o legado ancestral e celebrar a diversidade cultural, oferece uma oportunidade única para o público mergulhar nas raízes gastronômicas dessas comunidades tão significativas para a nossa história.

A oficina de culinária tradicional do projeto Cozinha Ancestral é conduzida pelas integrantes do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, comunidade pertencente aos Povos de Terreiro de Matriz Africana e que traz consigo um conhecimento vasto e autêntico transmitido de geração em geração. O encontro é uma jornada gastronômica enriquecedora, que se aprofunda em sabores, rituais e a conexão espiritual entre a comida e o cotidiano dessa comunidade.

PUBLICIDADE

“O objetivo central do projeto Cozinha Ancestral é valorizar, preservar e compartilhar a culinária tradicional dos Povos de Terreiro, que é um importante patrimônio cultural do nosso país”, afirma Fernanda Gonçalves, idealizadora e coordenadora do projeto. “Esse encontro é uma oportunidade para o público aprender sobre a história e a cultura dessas comunidades, e também para homenagear suas contribuições significativas à nossa sociedade”, complementa Simone Souza, que também integra a equipe do projeto.

PUBLICIDADE

O encontro abrange diversas tradições, como a culinária de matriz africana, indígena e afro-brasileira, onde serão apresentados pratos típicos. Além de aprenderem a preparar refeições deliciosas, os participantes do encontro também terão a chance de compreender o simbolismo por trás de cada alimento e a importância das cerimônias e celebrações que envolvem a comida nos Povos de Terreiro.

O projeto “Cozinha Ancestral” também busca promover a valorização das tradições culinárias ancestrais, reconhecendo a importância da comida como um elemento central na preservação da cultura e da identidade de uma comunidade. Cada encontro é uma celebração da diversidade cultural do Brasil, um convite para abraçar a pluralidade presente em nossa sociedade e fortalecer o respeito às diferentes manifestações culturais.

PUBLICIDADE

O encontro é aberto ao público e será realizado dia 22 de julho, às 16h, no Parque Municipal Antônio Molinari. Conta com a produção da Moringa – Projetos Afrorreferenciados.

Serviço

Cozinha Ancestral

Dia 22 de julho, às 16h

Parque Municipal Antônio Molinari

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”

Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”

Foto: Ricardo Stuckert/PR/DU PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha…

PUBLICIDADE
Don`t copy text!