- Publicidade -
15.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Quarto de despejo” é a sugestão de leitura da semana

- Publicidade -
foto divulgação

“15 de julho de 1955 – Aniversário de minha filha Vera Eunice. Eu pretendia comprar um par de sapatos para ela. Mas o custo dos gêneros alimentícios nos impede a realização dos nossos desejos. Atualmente somos escravos do custo de vida. Eu achei um par de sapatos no lixo, lavei e remendei para ela calçar”. “Quarto de despejo: diário de uma favelada” é o relato de vida de Carolina Maria de Jesus, mãe, mulher, preta, favelada, escritora, com toda a força vital da autora mineira que mostrou ao mundo o cotidiano da favela do Canindé, em São Paulo.

Com pouco estudo formal, Carolina Maria de Jesus faz da realidade o seu grande trunfo literário, relatando os fatos ocorridos na favela do Canindé, em São Paulo, entre os anos de 1955 e 1959, com reflexões sobre os acontecimentos que mostram a realidade social do Brasil de meados do século XX.

- Publicidade -

Publicado há 63 anos, como o próprio título diz, a obra é escrita em formato de diário e acompanha a história de Carolina como mãe solo, dividindo o barraco com seus três filhos e buscando sustento na catação de papelão nas ruas de São Paulo.

O livro foi publicado com os textos originais, mostrando a sensibilidade do relato e seu potencial de crítica, abordando problemas sociais da favela que, infelizmente, parecem atuais mesmo sendo escritos há mais de 60 anos.

- Publicidade -

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

Serviço

- Publicidade -

Título original: Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada
Autora: Carolina Maria de Jesus
Editora: Ática
Ano de publicação: 1960

“Quarto de despejo”, relato comovente de Carolina Maria de Jesus sobre a realidade injusta e desigual da vida dos marginalizados, está disponível nas Bibliotecas Públicas Centenário e Manuel Francisco Costa Guimarães.

Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.

 

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!