- Publicidade -
19.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Brasil inicia setembro sob forte onda de calor

- Publicidade -
Brasil inicia setembro sob forte onda de calor
Imagem ilustrativa

Agosto terminou com aumento das temperaturas em todo o país e a primeira semana de setembro também promete muito calor. Nos próximos dias, os termômetros podem atingir a casa dos 40°C em áreas do Centro-Oeste, Pará, Tocantins e interior do Nordeste.

No Sudeste, a expectativa também é de forte aquecimento, com valores entre 34°C e 37°C no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais. O Paraná deve registrar marcas semelhantes, entre 34°C e 36°C, principalmente no noroeste do estado. Na capital paulista, as máximas devem superar os 30°C a partir de quarta-feira.

- Publicidade -

Sem ar polar e com ventos quentes

O último fim de semana de agosto foi marcado pela atuação de ventos vindos do Norte, que aqueceram até as regiões mais frias do país. A circulação atmosférica nos primeiros dias de setembro vai dificultar a entrada de massas de ar polar pelo interior, desviando frentes frias para alto-mar.

Com tempo seco e pouca formação de nebulosidade, a insolação será intensa, garantindo muitas horas de sol forte e favorecendo a elevação das temperaturas.

- Publicidade -

A combinação de calor e ar seco deve reduzir os níveis de umidade para valores críticos. Grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e Paraná pode registrar índices entre 21% e 30%, chegando a menos de 20% em alguns pontos.

Enquanto isso, a chuva deve se concentrar no extremo sul do país, com risco de tempestades especialmente no Rio Grande do Sul. Haverá pancadas frequentes também na faixa leste do Nordeste e nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

- Publicidade -

Segundo a Climatempo, há possibilidade de onda de calor ainda na primeira quinzena de setembro.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!