
A sexta-feira (15) promete extremos de temperatura no Brasil. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio no Sul e no leste do Sudeste, regiões do Centro-Oeste, Norte e oeste do Nordeste enfrentam calor intenso, com diferença que pode superar os 20°C entre as áreas mais frias e as mais quentes do país.
No Sul, o ar frio pós-frente fria mantém temperaturas baixas durante todo o dia. No Rio Grande do Sul, os termômetros não passam dos 20°C na maioria das cidades e, na divisa com o Uruguai, a máxima prevista é de apenas 16°C. Porto Alegre deve registrar 18°C. Em Santa Catarina e Paraná, o oeste terá máximas entre 21°C e 27°C, enquanto regiões de serra, como São Joaquim (SC), não passam dos 13°C. Curitiba terá mínima de 9°C e máxima de 15°C.
No Sudeste, a capital paulista terá máxima de 21°C e o Rio de Janeiro, 20°C, com tempo fechado ao longo do dia.
Em contrapartida, o Centro-Oeste terá máximas acima dos 30°C: Campo Grande (MS) com 30°C, Goiânia (GO) com 32°C e Cuiabá (MT) com 33°C.
O calor será mais intenso no Norte e no Nordeste. Palmas (TO) terá 35°C, Porto Velho (RO) chega aos 37°C e Balsas (MA) deve alcançar 38°C. A baixa umidade do ar, característica do período, intensifica a sensação de calor, principalmente no interior nordestino e áreas centrais do país.