
O sul e sudoeste de Minas Gerais estão entre as áreas incluídas em um alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no início da tarde desta quarta-feira (13) devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso, que indica perigo, prevê índices entre 12% e 20% durante a tarde, aumentando os riscos à saúde e de incêndios florestais.
O alerta também vale para municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, parte do Paraná e outras regiões mineiras, como o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e o Noroeste de Minas.
Segundo o Inmet, a baixa umidade pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar a exposição ao sol nos períodos mais quentes, umidificar os ambientes e hidratar a pele. Atividades físicas não são indicadas durante o pico de calor e secura.
Ao todo, o alerta abrange 853 municípios distribuídos por várias regiões do país. Incluindo o Centro Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Marília, Bauru, Assis. Distrito Federal e outras áreas listadas pelo Inmet.
O alerta está em vigor até as 18h desta quarta-feira.