
Após um período de temperaturas abaixo da média, a região Sudeste deve registrar o retorno dos dias mais quentes a partir de 18 de agosto, segundo previsão do modelo meteorológico ECMWF.
Nas últimas semanas, o Sudeste enfrentou manhãs frias e máximas amenas, como em São Paulo, onde no domingo (10) a temperatura máxima foi de apenas 13,2°C. Contudo, a partir do final da próxima semana, as temperaturas começarão a subir significativamente, com máximas previstas para alcançar até 30°C em algumas áreas.
Esse aumento do calor ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio que atuou sobre a região. E ainda à mudança nos ventos em níveis médios e baixos da atmosfera. Além do calor, a previsão indica retorno do sol e tempo mais seco, resultando em maior amplitude térmica, com manhãs ainda frias e tardes mais quentes.
A mudança climática favorece o início de um período com condições mais típicas de transição entre o inverno e a primavera. Beneficiando diversas atividades econômicas e sociais que dependem do clima mais quente.
Moradores do Sudeste devem se preparar para o aumento gradual das temperaturas e aproveitar o sol que estará mais presente nos próximos dias.
(Com informações do tempo.com)