
Uma frente fria de forte intensidade vai marcar o fim de semana do Dia dos Pais no Sudeste do Brasil. O fenômeno, que começa a se espalhar pelo país nesta sexta-feira (8), vem acompanhado de uma potente massa de ar polar. E promete derrubar drasticamente as temperaturas em diversas cidades da região. A previsão é de frio intenso, chuva e até geada em áreas mais elevadas.
Frio e nublado
Em São Paulo, a chegada do ar polar será já na sexta-feira, com bastante queda nos termômetros. O domingo, Dia dos Pais, será gelado, com mínima abaixo dos 10°C na capital paulista e em regiões do interior. O tempo deve permanecer nublado, com possibilidade de garoa. No Rio de Janeiro, o frio também chega no fim de semana, com temperaturas amenas e previsão de chuva fraca em vários pontos do estado. Vitória terá domingo abafado, com chuva prevista para a tarde e à noite, enquanto em Belo Horizonte o tempo deve ficar ameno, sem grandes extremos.
Quinta onda
A nova onda de frio representa a quinta do ano e avança do Sul em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Nos estados da região Sul, a queda de temperatura será ainda mais intensa, com registros abaixo de 0°C e possibilidade de geada nas manhãs de sábado e domingo.
No Centro-Oeste, capitais como Campo Grande e Cuiabá devem sentir uma virada brusca no tempo. Em Campo Grande, por exemplo, o domingo será gelado, de forma semelhante ao que ocorrerá em São Paulo. Já em Cuiabá, o frio chega com força logo após um pico de calor de 35°C registrado nesta quinta-feira.
Por outro lado, apesar do frio no centro-sul, as regiões Norte e Nordeste seguem em um padrão climático oposto. Nessas áreas, o sol forte e o calor ainda predominam. Em estados como Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e interior da Bahia, os termômetros podem facilmente ultrapassar os 37°C.
Ainda assim, há previsão de pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol em várias capitais, como Salvador, Fortaleza, São Luís e Belém.
No Acre, Rondônia e sul do Amazonas, a friagem também será sentida. O vento gelado e a queda de temperatura atingem essas áreas já no sábado, exigindo reforço nos cobertores dos papais da região. Já no norte amazônico, em cidades como Manaus, Macapá e Boa Vista, o clima será de calor, pancadas de chuva e períodos de sol.
A previsão reforça o contraste climático típico do Brasil nesta época do ano, com o Sudeste se preparando para um Dia dos Pais com clima de inverno rigoroso e o Norte e Nordeste mantendo o calor tropical.
(Fonte: tempo.com)