
Uma intensa massa de ar polar avança pelo país nesta segunda-feira (28) e deve provocar uma queda expressiva nas temperaturas. Especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu avisos para nove estados, incluindo Minas Gerais.
No sul de Minas e no Alto Paranaíba, a previsão é de frio intenso, com possibilidade de geadas pontuais, principalmente na madrugada de terça-feira (29). As temperaturas continuarão em declínio até quarta-feira (30), quando o pico do frio deve ser registrado em grande parte do país.
Na Serra da Mantiqueira, região que abrange o sul de Minas e o interior de São Paulo, os termômetros podem chegar a 0°C. Há também risco de geadas mais abrangentes em áreas do Sudeste, incluindo o sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e boa parte do estado de São Paulo.
A frente fria que antecede a chegada da massa polar causou fortes chuvas na região Sul do Brasil, acompanhadas por rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Apesar da tendência de aumento gradual das temperaturas a partir de quinta-feira (31), o frio deve continuar sendo sentido, especialmente nas primeiras horas da manhã, até o fim da semana. No próximo fim de semana, porém, a previsão é de que o país volte a registrar temperaturas acima da média.
(Fonte: tempo.com)