
A frente fria que se formou na madrugada de quarta-feira (23) sobre a costa sul da América do Sul avançou em direção ao Brasil. E já provoca mudanças significativas no tempo na Região Sudeste. Na manhã desta quinta-feira (24), o sistema atingiu áreas do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e praticamente todo o estado do Rio de Janeiro.
Com a chegada do sistema frontal, a circulação atmosférica favorece o aumento da nebulosidade e das chances de pancadas de chuva nessas regiões. O transporte de ar úmido para o interior contribui para o surgimento de instabilidades. Isso aliado às temperaturas elevadas e movimentos de ascensão na atmosfera.
Chuvas leves
No final da tarde e início da noite desta quinta-feira, há previsão de chuvas leves sobre o sul paulista e pontos isolados do sul do Rio de Janeiro. Sexta-feira (25), a instabilidade se espalha. Há possibilidade de chuvas mais expressivas no sul de São Paulo e de chuvas fracas ou garoas entre o Vale do Paraíba, no estado paulista, e cidades do sul fluminense, como Volta Redonda.
Durante a tarde de sexta, as precipitações avançam e atingem também o sul de Minas Gerais, incluindo cidades como Pouso Alegre e Lambari. Além de Resende, Duque de Caxias e a capital fluminense no Rio de Janeiro. A Região Metropolitana de São Paulo e áreas próximas a Campinas, Jundiaí e Taubaté também devem registrar chuvas mais intensas.
Contraste térmico chega a 15°C entre regiões do Sudeste
Outro destaque da previsão é o forte contraste térmico. Enquanto o leste da região, incluindo o sul de Minas, registra temperaturas amenas, o oeste de São Paulo e de Minas Gerais enfrenta calor intenso, com diferenças que superam os 15°C.
Nesta sexta-feira, cidades como São José do Rio Preto (SP) e Campina Verde (MG) podem chegar aos 33°C. Em Uberlândia (MG) e Ituiutaba (MG), os termômetros devem marcar entre 30°C e 32°C. Já em cidades mais altas e próximas à Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão (SP), a máxima não deve passar dos 17°C.
No sul de Minas, a previsão indica temperaturas entre 18°C e 23°C em municípios próximos à divisa com São Paulo. A Região Serrana do Rio de Janeiro também terá máximas mais baixas, em torno de 22°C.
O cenário reforça a atenção para mudanças rápidas no tempo e grande variação térmica no Sudeste, especialmente em áreas do sul de Minas, que devem seguir com clima mais ameno e instável nos próximos dias.