REGISTRO DE VEÍCULOS

Minas Gerais implementa sistema 100% digital para compra e venda de veículos usados

A medida visa agilizar e desburocratizar um processo que antes exigia múltiplas etapas presenciais
PUBLICIDADE
Minas Gerais implementa sistema 100% digital para compra e venda de veículos usados
Foto Gil Leonardi-Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais lançou o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave Usados). Trata-se de um sistema que permite a transferência de propriedade de veículos usados de forma integralmente digital, ou seja, sem a necessidade de deslocamento a unidades de atendimento. A medida visa agilizar e desburocratizar um processo que antes exigia múltiplas etapas presenciais.

Desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), Senatran, Serpro e entidades do setor automotivo, o sistema realiza o registro do veículo no estoque e a transferência para o comprador no ato da venda. Como resultado, o documento digital (CRLV-e) é emitido imediatamente.

De acordo com a superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, Caroliny Miranda, a ferramenta simplifica processos, reduz riscos e oferece mais segurança a todos os envolvidos. Além disso, as revendas credenciadas receberão o Selo Compra Segura, da CET-MG, que atestará a idoneidade do estabelecimento.

Entre as principais vantagens para os cidadãos estão a segurança jurídica, com registro digital de todas as etapas, e a agilidade na transferência de propriedade. Para as empresas, o sistema proporciona redução de custos operacionais, maior credibilidade e eficiência no controle de estoque.

Conforme o superintendente de Veículos da CET-MG, Bruno Raslan, “agora é possível comprar um carro no domingo e sair dirigindo, com ele em seu nome”.

As empresas interessadas em operar no sistema Renave Usados devem estar devidamente credenciadas junto à CET-MG. O processo é simples e on-line. O passo a passo está disponível aqui.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE