Na última quarta-feira (8), quatro pessoas de uma mesma família foram internadas com forte intoxicação em Patrocínio (MG). Eles consumiram uma planta tóxica conhecida como falsa-couve, pensando ser couve legítima.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para uma chácara na região. Ao colher o que acreditava ser couve para o almoço de confraternização, os moradores colheram na verdade a Nicotiana glauca, uma espécie venenosa que também recebe os nomes de charuteira ou couve-do-mato.
Ainda de acordo com os bombeiros, após refogar e consumir a planta no almoço, os sintomas começaram a aparecer rapidamente. As quatro vítimas relataram mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza generalizada, dificuldade para respirar e visão embaçada.
Conforme os socorristas, a situação mais crítica foi a de uma mulher de 37 anos. Durante o atendimento de emergência, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimada pela equipe de bombeiros no local. Imediatamente, os socorristas a levaram ao Pronto-Socorro do município.
Além dos quatro intoxicados, os bombeiros também encaminharam uma criança de 1 ano e 6 meses para observação médica. A menina estava presente na confraternização, mas não consumiu a planta tóxica. Por precaução, os médicos a mantêm sob observação.
Os outros três intoxicados são homens entre 60 e 67 anos. Eles receberam atendimento inicial e seguem internados para monitoramento. Atualmente, dois pacientes estão no Hospital Santa Casa de Patrocínio e outros dois na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.