
A Polícia Militar realizou, semana passada, o resgate de duas crianças gêmeas de 3 anos em situação de abandono extremo em um apartamento na cidade de Pouso Alegre (MG). Os militares só divulgaram o caso nesta terça-feira (7), após ação imediata do Conselho Tutelar.
De acordo com a PM, ao atender uma denúncia de abandono de incapazes, os policiais encontraram a porta do imóvel destrancada. Imediatamente, ao entrar, a equipe se deparou com forte odor, montanhas de lixo, restos de comida e fezes espalhadas por todos os cômodos.
Durante as buscas no local, os policiais descobriram o menino e a menina dormindo em um dos quartos. As crianças estavam deitadas sobre roupas sujas e fezes, completamente cercadas por insetos. Testemunhas relataram que a menina estava deitada sobre uma fralda com fezes e com o corpo coberto por açúcar, enquanto baratas circulavam pelo rosto e corpo do menino.
Diante da gravidade da situação, os militares retiraram as crianças do local imediatamente. Eles acionaram o Conselho Tutelar, que determinou o encaminhamento urgente das crianças para o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.
Mãe não foi localizada
De acordo com a PM, a mãe das crianças, uma mulher de 33 anos, não estava no apartamento durante a operação de resgate. Vizinhos relataram à polícia que a genitora costuma sair todas as noites para baladas e só retorna pela manhã, deixando os filhos completamente sozinhos.
Por fim, a prefeitura de Pouso Alegre, por meio do Conselho Tutelar, emitiu uma nota informando que todas as providências legais foram rigorosamente cumpridas, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Vara da Infância e Juventude já acompanha o caso e tomará as medidas cabíveis dentro do processo judicial.