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Anuário da Educação Básica 2025 revela preocupação com aprendizado em Minas Gerais

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Os estudantes mineiros estão, em sua maioria, dentro da sala de aula, mas o grande desafio do estado agora é garantir que eles de fato aprendam. É o que revela a análise dos dados de Minas Gerais no “Anuário da Educação Básica 2025“, divulgado pelo movimento Todos Pela Educação.

Os dados deixam claro que os alunos estão dentro da sala de aula, mas a qualidade da educação oferecida, ainda está longe de ser o ideal.

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Acesso à escola

Os números referentes ao acesso à escola são o ponto mais positivo do levantamento. Minas Gerais apresenta índices de atendimento escolar na faixa etária de 6 a 14 anos próximos à universalização, com 99,3% das crianças e jovens nesta idade matriculados. Na pré-escola (4 e 5 anos), o estado também se destaca, alcançando 97,8% de cobertura, superando a média nacional e mostrando um significativo avanço na etapa que é considerada fundamental para a alfabetização.

Resultados de aprendizagem

No entanto, quando o foco se volta para os resultados de aprendizagem, o cenário exige atenção. Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que apenas 59,8% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental atingiram o nível considerado adequado em Língua Portuguesa em 2023. A situação é mais crítica nos anos finais: no 9º ano do Fundamental, esse percentual cai para 41,3%, e no 3º ano do Ensino Médio, apenas 36,5% dos estudantes mineiros aprenderam o adequado em Português. Em Matemática, os índices são ainda mais baixos, com 46,8% (5º ano), 29,5% (9º ano) e 20,3% (3º ano do EM) no nível adequado.

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Desafios Estruturais e Financeiros

O Anuário também joga luz sobre as condições das escolas mineiras. Apesar de 92,4% das unidades de ensino fundamental possuírem acesso à internet, outros indicadores de infraestrutura são preocupantes. Menos da metade (48,5%) das escolas têm biblioteca ou sala de leitura. Apenas 36,8% possuem laboratório de ciências, itens considerados essenciais para uma educação integral e de qualidade.

Por fim, o investimento por aluno também aparece como uma questão central. Em 2022, Minas Gerais aplicou R$ 8.479 por estudante/ano no Ensino Fundamental, valor abaixo da média nacional, que foi de R$ 9.448. A diferença se repete no Ensino Médio, onde o investimento mineiro foi de R$ 9.859, contra R$ 11.381 da média do país.

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