A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (15) a prisão de um influenciador digital, de 30 anos, foragido da Justiça mineira no início do mês nos Emirados Árabes Unidos. O homem é um dos principais alvos de três grandes operações policiais em Minas Gerais.
Natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o influenciador acumula uma condenação total de 26 anos e um mês de prisão por uma série de crimes graves. O quadro delitivo inclui tráfico de drogas, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
A captura no exterior só foi possível após a atuação conjunta da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) da PCMG, da Polícia Federal (PF), da Interpol e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A COE foi a responsável por identificar o paradeiro do foragido e compartilhar as informações cruciais com as autoridades internacionais.
Por fim, o influenciador será extraditado para o Brasil após a conclusão dos processos legais nos Emirados Árabes Unidos. Ele será repatriado para cumprir integralmente sua pena no país.
Operações
A trajetória criminal do influenciador o colocou no centro de três operações consecutivas:
Operação Diamante de Vidro (2021): Voltada ao combate de tráfico de drogas, receptação, estelionato e lavagem de capitais, esta foi a primeira ação que resultou em sua condenação.
Operação Má Influência (2022): Nesta etapa, as polícias apreenderam anabolizantes, joias, veículos de luxo e dinheiro em espécie. A operação rendeu ao investigado uma sentença superior a 18 anos de prisão.
Operação Erínias (2023): A investigação mais recente apurou um possível esquema para eliminar autoridades de segurança pública a partir de presídios, onde o influenciador também era investigado.