O tribunal do Júri condenou Daniel Maciel Mattioli nesta quinta-feira (27). A sentença é de13 anos de reclusão, em regime fechado, pelo homicídio de Leandro Xavier Correia, ocorrido em outubro de 2023 em um posto de combustíveis de Poços de Caldas.

O júri, composto por dois homens e cinco mulheres, considerou Daniel culpado pelo crime de homicídio. No entanto, os jurados fizeram uma distinção em relação à acusação original. Ou seja, eles reconheceram a autoria do crime, mas excluíram a qualificadora de motivo fútil. Conforme a sentença, os jurados mantiveram a qualificadora de uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, modificando assim o resultado.
A sessão, presidida pelo juiz Serlon Silva Santos, contou com a acusação do promotor Wagner Iemini de Carvalho. Defenderam Daniel os advogados Caike Mateus Pereira, Gabriel Felipe Carvalho Silva e Júlia Alvise Heldt.
O caso
Este foi o segundo júri pelo mesmo crime. Daniel havia sido condenado a 14 anos de prisão em um julgamento realizado em agosto do ano passado, mas a decisão foi anulada devido à ausência de gravação, o que levou à realização de um novo julgamento.

O crime ocorreu no dia 1º de outubro de 2023. Imagens de câmeras de segurança do posto mostram a vítima chegando ao local de moto e, ao avistar o suspeito, tentando se esconder dentro da loja de conveniência. Daniel, no entanto, seguiu Leandro e efetuou vários disparos. De acordo com relatos das autoridades, seis deles atingiram Leandro. Nas costas, cabeça e abdômen.
A Polícia Civil concluiu em suas investigações que a motivação para o crime era passional. Daniel foi preso preventivamente em 20 de outubro de 2023.








