
A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas anunciou nesta segunda-feira (17) a suspensão temporária da proposta de implementar turmas multisseriadas na Escola Municipal Professora Carmélia de Castro. A pasta alega que pretende ampliar o debate com a comunidade escolar antes de qualquer decisão final.
De acordo nota divulgada para pais e responsáveis, a proposta surgiu após análise pedagógica que identificou turmas com baixo número de estudantes na escola. O que, na avaliação da administração, compromete a dinâmica das aulas e a interação entre os alunos. A Secretaria defendia que o modelo multisseriado traria benefícios como maior colaboração entre estudantes de diferentes idades, desenvolvimento de autonomia e personalização do ensino.
Além disso, a Secretaria alegava que o Ministério da Educação reconhece e apoia esta organização em escolas com baixa densidade demográfica. Assim, garantindo melhor qualidade pedagógica e aproveitamento de recursos humanos.
Entretanto, diante da necessidade de um debate mais amplo, a implementação foi suspensa temporariamente. A Secretaria informou que o tema será discutido ao longo de 2026. Será um processo de diálogo aberto e transparente entre comunidade, professores e a pasta municipal.
Além disso, a pasta reforçou que qualquer mudança futura exigirá formação e acompanhamento adequado dos servidores para a nova realidade pedagógica.
Relembre o caso clicando aqui.








