MEIO AMBIENTE

Estudo da Unifesp classifica Bandeira do Sul com risco urbano climático muito alto

Município foi classificado com risco urbano climático muito alto
PUBLICIDADE
Estudo da Unifesp classifica Bandeira do Sul com risco urbano climático muito alto
Imagem Google Maps

Pesquisadores do Observatório de Lutas Urbanas e Políticas Públicas (OLUPP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolveram o Índice de Riscos Urbanos Climáticos. Ele avalia o risco de desastres relacionados às mudanças climáticas nos 5.570 municípios brasileiros.

De acordo com o levantamento, duas cidades mineiras estão em condição de risco climático: Padre Carvalho, no norte de Minas, e Bandeira do Sul, no sul do estado. O município de Bandeira do Sul foi classificado com risco urbano climático muito alto.

PUBLICIDADE

Localizada a cerca de 420 km de Belo Horizonte, Bandeira do Sul, em 2022, tinha 5.943 habitantes e renda média mensal dos trabalhadores formais de 1,7 salário mínimo. O bioma predominante é a Mata Atlântica e a arborização das vias públicas era de 25,12%, conforme o último censo.

Segundo o pesquisador da Unifesp Anderson Kazuo Nakano, o índice muito alto em Bandeira do Sul se deve à alta vulnerabilidade populacional e domiciliar sensível a desastres, principalmente relacionados a secas e estiagens, além da infraestrutura precária de coleta de esgoto.

“A adaptação das cidades às emergências climáticas deve ser contínua e pautada pelas justiças social, racial, espacial e ambiental. O tempo de reagir é agora”, reforça ele.

(Com informações do https://portal.unifesp.br/)

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Setor calçadista prevê queda de 2%

Setor calçadista prevê queda de 2%

Foto: Divulgação Marina Mello PUBLICIDADE COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Setor calçadista prevê queda de 2%As consequências do…

Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

Don`t copy text!