
Poços de Caldas está entre as dez cidades mais seguras de Minas Gerais, de acordo com o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado nesta sexta-feira (31) pela empresa MySide, especializada em tecnologia e serviços para o setor imobiliário. O município ocupa a 7ª posição no ranking mineiro, que é liderado por Ituiutaba, seguida por Lavras e Conselheiro Lafaiete.
Estimativas IBGE
O levantamento analisa dados oficiais sobre violência letal em municípios de todo o país. A principal métrica utilizada é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Calculada a partir dos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, e das estimativas populacionais do IBGE.
Minas Gerais aparece em 6º lugar entre os estados mais seguros do Brasil, e Belo Horizonte figura na 20ª posição entre as capitais. O estudo explica que a escolha de usar apenas o indicador de homicídios visa garantir comparabilidade, padronização e independência institucional. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Embora reconheça que a segurança pública envolva outros fatores além da violência letal, o levantamento observa que ainda não há uma base nacional completa e padronizada para mensurar aspectos como crimes patrimoniais, sensação de segurança ou efetividade policial.
No ranking nacional, Brusque (SC) lidera a lista das cidades mais seguras do Brasil, seguida de Jaraguá do Sul e Tubarão, também em Santa Catarina.
As 10 cidades mais seguras de Minas Gerais
1º Ituiutaba
2º Lavras
3º Conselheiro Lafaiete
4º Araxá
5º Ibirité
6º Juiz de Fora
7º Poços de Caldas
8º Nova Lima
9º Varginha
10º Montes Claros
(Fonte: https://contentbox.com.br/)








