
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga se a morte de um homem de 48 anos, registrada em Itajubá, no sul de Minas, terça-feira (14), foi causada pela ingestão de bebida contaminada por metanol.
O homem deu entrada no Hospital de Clínicas de Itajubá segunda-feira (13), após o consumo excessivo de álcool domingo (12). Segundo a unidade, ele apresentou um quadro de acidose metabólica refratária e morreu no dia seguinte. A SES-MG informou que ainda não houve identificação da bebida ingerida.
Caso sob investigação
Houve comunicação do caso ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. Pela gravidade e pela falta de uma causa definida, a Secretaria decidiu investigar a hipótese de envenenamento por metanol, sem descartar outras possibilidades.
Um exame específico, solicitado pelo hospital, deve confirmar ou descartar a intoxicação. O resultado está previsto para o dia 21 de outubro.
Hospital nega boatos sobre confirmação
O Hospital de Clínicas de Itajubá publicou uma nota desmentindo informações falsas que circulam nas redes sociais, segundo as quais a intoxicação por metanol já estaria confirmada.
A instituição reforçou que este é o único caso suspeito até o momento e que novas informações serão divulgadas apenas pelos canais oficiais.
Alerta à população
A prefeitura de Itajubá e a SES-MG emitiram alertas para que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida.
A secretaria estadual destacou ainda os sintomas de intoxicação por metanol, como náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de cabeça intensa, confusão mental, vertigem e alterações visuais. Incluindo borramento ou perda de visão, que podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo.
Em caso desses sintomas, é essencial procurar atendimento médico imediato.
Outros casos descartados
Além do caso de Itajubá, outras quatro suspeitas de intoxicação tiveram registros recentemente em Belo Horizonte, Poços de Caldas, Açucena e Sabará. Entretanto, houve descarte de todas após exames laboratoriais.
(Fonte: https://redemoinho24.com/)