Um apagão de grandes proporções atingiu o Sistema Interligado Nacional na madrugada da última terça-feira (14) e afetou o fornecimento de energia em todas as regiões do Brasil, incluindo Poços de Caldas. A DME Distribuição precisou adotar medidas emergenciais para evitar um colapso maior no município.
Conforme informou a empresa em nota oficial, a interrupção ocorreu por volta de 00h31. Horário em que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma perturbação generalizada. Imediatamente, a DME acionou o sistema ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), desligando preventivamente cerca de 9 MW de carga – o equivalente a 12% do consumo total da cidade naquele momento.
O corte preventivo faz parte de um protocolo de segurança automático, projetado para proteger o sistema elétrico diante de instabilidades de grande escala. De acordo com a distribuidora, esse tipo de medida é necessário para evitar danos mais extensos e demorados.
Por volta das 00h53, o fornecimento foi completamente normalizado em Poços de Caldas, mas apenas após a autorização do ONS. Vale ressaltar que o apagão afetou várias distribuidoras pelo país. Com as maiores perdas registradas no Sudeste (4.800 MW), Nordeste (1.900 MW), Norte e Sul (1.600 MW cada)..