- Publicidade -
26.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Inovação colaborativa: Poços e mais cinco cidades mineiras lançam rede pioneira no Brasil

- Publicidade -

 

Inovação colaborativa: Poços e mais cinco cidades mineiras lançam rede pioneira no Brasil
Divulgação

Poços de Caldas e outras cinco cidades do sul de Minas formalizaram, nesta quinta-feira (4), em Pouso Alegre, a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI). Movimento pioneiro no país. O acordo de cooperação intermunicipal tem como objetivo conectar ecossistemas de inovação, universidades, incubadoras e empresas da região. Promovendo o desenvolvimento tecnológico e sustentável de forma integrada até 2040.

- Publicidade -

A iniciativa é idealizada pelo Sebrae Minas e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais. Eles são parceiros estratégicos dos municípios nesse processo de transformação regional.

Participaram da assinatura os prefeitos Paulo Ney (Poços de Caldas), Leonardo Ciacci (Varginha), Jussara Menicucci (Lavras), Leandro Mendes (Santa Rita do Sapucaí), o vice-prefeito de Pouso Alegre Igor Tavares e o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio Silvio Llaguno, representando a prefeitura de Itajubá. A comitiva de Poços de Caldas também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Franco Martins e da equipe técnica da Secretaria.

- Publicidade -

O Sistema Regional de Inovação pretende conectar estruturas já consolidadas em cada município — universidades, centros de pesquisa, incubadoras e parques tecnológicos — para formar uma rede cooperativa capaz de impulsionar o empreendedorismo, atrair investimentos e ampliar a inovação no sul de Minas.

Projetos prioritários

Durante o evento, foi anunciado o Comitê Governamental Integrado de Inovação, formado por representantes das seis prefeituras. O grupo terá a responsabilidade de selecionar e conduzir 12 projetos prioritários com metas estabelecidas até 2040 em áreas estratégicas como tecnologia, sustentabilidade, educação, saúde e mobilidade.

- Publicidade -

O prefeito Paulo Ney destacou a importância histórica do acordo e a mudança de postura entre os gestores públicos. “Estamos vivendo um novo momento, a competitividade deu lugar à colaboração. É o fim da vaidade entre os municípios e o começo de um trabalho conjunto, focado no desenvolvimento do sul de Minas como um todo. Poços de Caldas está comprometida com esse futuro.”

O Sebrae Minas também reforçou o potencial do território e a importância da união entre os municípios. Rodrigo Ribeiro Pereira, gerente regional do Sebrae, afirmou que a região concentra mais de 30% das incubadoras tecnológicas de Minas Gerais. “Unir esses ecossistemas é potencializar talentos, gerar oportunidades e transformar boas ideias em soluções reais para a sociedade.”

O evento contou com mais de 120 participantes, entre empresários, lideranças públicas, representantes acadêmicos e atores do ecossistema de inovação. Também aconteceu um workshop colaborativo com cerca de 150 pessoas para definição de diretrizes e prioridades conjuntas. Próximo passo: lançamento oficial em Poços de Caldas em 13 de novembro.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!