
A concessionária EPR Sul de Minas já concluiu obras de reforma, pavimentação, drenagem, sinalização e iluminação em 13 trevos da região. O resultado foi a redução de 54% nos acidentes registrados nesses pontos críticos.
Melhorias
Entre os trevos que receberam melhorias estão Andradas, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Monte Sião. Além de outros dispositivos que apresentavam histórico de colisões e baixa visibilidade. As intervenções incluíram nova pavimentação, reforço na drenagem e a instalação de iluminação em led.
Queda nos acidentes
Segundo a EPR, no consolidado dos 13 trevos sob responsabilidade da EPR Sul de Minas, os sinistros caíram para menos da metade após a conclusão das obras. A tecnologia led, além de reduzir custos de manutenção e consumo de energia, melhora a visibilidade noturna e contribui para a prevenção de acidentes.
Essas melhorias fazem parte de um pacote de investimentos da companhia em todo o estado, que já ultrapassa R$ 19,5 milhões aplicados em 58 trevos reformados e iluminados.
Outros resultados
Na EPR Vias do Café, também no sul de Minas, os resultados foram ainda mais expressivos. A queda de acidentes chegou a 77%, com destaque para o trevo empresarial de Alfenas e o trevo de Areado, que registraram acidentes zerados após as intervenções.
A expectativa é que até o final de 2025, outros 37 trevos recebam iluminação e melhorias, ampliando os resultados positivos já obtidos.