
O estudante Lucas Poli Unger, do curso Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas), campus Poços de Caldas, foi reconhecido internacionalmente durante uma competição de astronomia. A organização da International Astronomy and Astrophysics Competition, uma das olimpíadas mais prestigiadas da área, destacou seu nome como submissão excepcional na primeira fase do evento.
Como resultado de sua dedicação, Lucas integrou um grupo de apenas 11 estudantes de todo o mundo, selecionados pela comissão avaliadora. Dessa forma, ele representou com mérito o Brasil e o IFSuldeMinas ao lado de competidores de países como Canadá, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália. Além de França, Marrocos, El Salvador e Quênia.
Na prática, a competição, organizada por uma instituição alemã, reúne jovens talentos em três fases online. Além disso, os melhores colocados podem conquistar medalhas, certificados, prêmios em dinheiro e até telescópios autografados por ganhadores do Prêmio Nobel.
O professor Rodrigo Lício Ortolan, responsável pela organização da olimpíada no campus, expressou seu orgulho com a conquista. “Fiquei muito feliz e surpreso ao receber o e-mail da coordenação. Sem dúvida, o aluno Lucas é muito dedicado, focado e responsável. Agora, estamos na etapa da 2ª fase, mas confiantes de que não apenas ele, mas também os outros alunos participantes possam chegar à final com uma boa colocação”, comemorou o professor.
Destaque
Vale destacar que a primeira fase exigiu dos participantes resoluções discursivas de problemas complexos de Astronomia e Astrofísica. Posteriormente, uma banca avaliou rigorosamente cada trabalho com base em critérios como rigor científico, clareza e organização. Foi justamente nesse aspecto que o estudante se sobressaiu, impressionando os avaliadores com a formatação e a estrutura impecáveis de suas respostas.
Em reconhecimento à sua conquista, Lucas visitou o gabinete da direção-geral do campus. E recebeu os cumprimentos do diretor-geral, professor Rafael Felipe Coelho Neves, e do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Humberto Vargas Duque.
Com informações do IFSuldeMinas