Festa de São Benedito de Machado espera receber 10 mil visitantes por dia

PUBLICIDADE
Festa de São Benedito de Machado espera receber 10 mil visitantes por dia
Foto Casa da Cultura de Machado

Tem início nesta sexta-feira (15) a centenária Festa de São Benedito de Machado, uma das mais conhecidas festas culturais, religiosas e gastronômicas de Minas Gerais. O festejo, patrimônio cultural imaterial do município desde 2012, em 2025 foi reconhecido como de relevante interesse cultural de Minas Gerais.

E ainda os 28 ternos de congadas de Machado compõem o dossiê do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em junho deste ano o Instituto reconheceu as congadas, congados e reinados de Minas Gerais como patrimônio cultural do Brasil.

PUBLICIDADE

Além dos 18 ternos adultos, Machado possui cinco ternos mirins na rede municipal de ensino e cinco ternos infanto-juvenis na rede estadual. Todos com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura.

PUBLICIDADE

Atividades

As festividades de São Benedito em Machado acontecem este ano de 15 a 26 de agosto com congadas todos os dias, novena, praça de alimentação, feira de produtos e a tradicional gastronomia de São Benedito.

Além da alvorada festiva, que acontece na madrugada de sexta-feira (15), a festa ainda terá diversas atividades, como a abertura da Tenda do Congo, subida do Mastro, concurso de poesia e desenhos. Além de procissão, apresentação do boi e da mulinha, reinado, descida do mastro, samba do encontro, roda de congo e dinguelê do congo.

Desse modo, a Festa de São Benedito de Machado é uma grande representação da cultura afro-brasileira e deve receber mais de 10 mil pessoas diariamente. Dobrando, portanto, a capacidade populacional do município com grande impacto no comércio, turismo e prestadores de serviços.

Visita da ministra

Em 2025, devido ao reconhecimento das congadas de Minas Gerais como patrimônio cultural do Brasil, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania Macaé Evaristo visita pela primeira vez as festividades. Oportunidade em que representará o governo federal e irá certificar os 28 grupos culturais machadenses. E também receberá honrarias municipais, como o título de rainha benemérita das congadas de Machado.

(Fonte: https://www.oalfenense.com.br)

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!