
Agentes de segurança e fiscalização ambiental realizaram, dias 5 e 6 de agosto, uma grande operação contra o garimpo ilegal nos rios Verde e Sapucaí, no sul de Minas. Batizada de “Fogo no Garimpo”, a ação resultou na destruição de 12 áreas clandestinas e na prisão de 13 pessoas.
A operação fiscalizou 15 frentes de garimpo ilegal nas cidades de Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações e Varginha. Além disso, os órgãos ambientais lavraram 14 autos de infração.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, as multas aplicadas somam R$ 2.153.500. As bases destruídas pelo Bope eram balsas equipadas com maquinários de sucção de ouro, usados para explorar ilegalmente os leitos dos rios.
As equipes utilizaram helicópteros, drones, viaturas e barcos para cercar as estruturas ilegais. No total, 103 servidores — entre policiais e agentes ambientais — participaram da ação, que contou com a colaboração do Ibama, ANM e Polícia Federal.
Entre os impactos identificados pelas forças de segurança estão o assoreamento de cursos d’água, a degradação de ecossistemas aquáticos e a contaminação de recursos hídricos, além de riscos diretos à fauna, flora e à saúde da população.
A ação ainda contou com o apoio de militares e da aeronava da 6ª Base Regional de Aviação (BRAvE) de Poços de Caldas.
Confira o vídeo da atuação: