
Vitor Hugo Fonseca de Souza, estudante da Escola Estadual Vicente Landi Júnior, em Caldas, conquistou uma vaga entre os 180 semifinalistas da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento. O programa, promovido pelo Governo de Minas, oferece bolsas de intercâmbio para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) divulgou a lista dos semifinalistas. Desse total, 90 estudantes terão a oportunidade de cursar o 2º ano do ensino médio no exterior, com todas as despesas custeadas pelo Estado, incluindo passagens aéreas, visto, hospedagem, seguro-saúde e ajuda de custo mensal.
Os semifinalistas foram selecionados a partir da participação em uma trilha formativa realizada no início de junho, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A imersão reuniu 300 estudantes de 794 escolas estaduais com oferta de EMTI.
Próxima etapa
Em outubro, o programa abre uma nova fase, com outra trilha formativa para 200 estudantes. Desses, 120 se tornarão semifinalistas e 60 ganharão bolsas de intercâmbio. Ao todo, 150 alunos embarcarão para estudar no exterior em 2026.