Fontes ornamentais passam por recuperação e manutenção

PUBLICIDADE

As 11 fontes ornamentais de Poços de Caldas estão passando por recuperação e manutenção. O objetivo é a revitalização, bem como a melhoria dos sistemas para agilidade em reparos futuros.

Fontes ornamentais passam por recuperação e manutenção

PUBLICIDADE

Os trabalhos ocorrem por meio da Secretaria Municipal de Turismo e começaram no final do ano passado. Os equipamentos passaram por uma padronização nas bombas.

De acordo com Jonathan Rosa, coordenador de turismo, os ajustes vão facilitar futuras manutenções e agilizar o reparo caso haja algum dano. “Antigamente cada fonte possuía um tipo de sistema e, toda vez que uma bomba quebrava, a substituição demorava pois precisava trocar parte do sistema hidráulico para encaixe da nova bomba. Agora todas seguem o mesmo padrão, exigindo apenas a troca da bomba”, afirmou.

PUBLICIDADE

Fontes que já passaram por reparos

Fonte Pedro Botelho (Leãozinho, ao lado das Thermas Antônio Carlos): limpeza, substituição de bombas, sistema elétrico e hidráulico.

Fonte Luminosa (atrás do Palace Casino):  pintura, reforma hidráulica, elétrica e substituição de bombas.

Chafarizes do Parque José Afonso Junqueira: pintura e recuperação elétrica.

Fonte do balneário (Praça Dom Pedro II): melhorias por parte da secretaria de Turismo e doações da iniciativa privada.

Fonte das Rosas (rotatória do Mercado Municipal): revitalização.

Próximas reformas

Outras quatro fontes ornamentais ainda passarão por reformas. “Dentro do cronograma, nas próximas semanas, devemos recuperar a fonte do bairro Vila Cruz. Nessa, nós já fizemos a revitalização e falta pouco para voltar a funcionar. Outra que volta em breve é a fonte da Praça dos Imigrantes. Estamos apenas aguardando intervenções do DMAE e do DME”, relatou o secretário de Turismo Arison Siqueira.

A fonte da rodoviária foi limpa e teve a parte elétrica e hidráulica recuperada. Por isso voltou a funcionar, mas ainda será preciso realocar a casa de máquinas, que atualmente está com infiltrações, o que compromete os equipamentos. A secretaria de Turismo segue em negociação com as demais secretarias envolvidas para recuperar a fonte do Museu até o Carnaval.

“Essa é nossa prioridade, pois o Carnabebê será na Praça do Museu. A fonte faria toda a diferença para as crianças e foliões, uma vez que a água brota do chão permitindo que as pessoas possam se refrescar e brincar”, informou Siqueira.

“A fonte do Museu possui cerca de 20 metros de comprimento por um metro e meio de largura. Lá será preciso um trabalho de impermeabilização, além disso recuperar parte dos gradis, pedras e todo sistema elétrico e de bombeamento”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Turismo também informou que as fontes passam por limpeza diária com produtos químicos.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Setor calçadista prevê queda de 2%

Setor calçadista prevê queda de 2%

Foto: Divulgação Marina Mello PUBLICIDADE COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Setor calçadista prevê queda de 2%As consequências do…

Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

Don`t copy text!