
As atrizes e gestoras culturais de Poços de Caldas Rafaela Jacon Dutra e Gabriela
Severini vão marcar presença no Festival de Curitiba, o maior festival de artes cênicas da América Latina, através do Edital Especial da Lei Paulo Gustavo.
O festival acontecerá de 25 de março a 7 de abril e neste ano agrupa oito eventos simultâneos: a “Mostra Lúcia Camargo, a Temporada de Grandes
Musicais, o Fringe, o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Gastronomix e o
Interlocuções”.
A viagem de intercâmbio se enquadra na modalidade de incentivo denominada “concessão de oportunidades culturais”.

A partir de um projeto escrito individualmente pelas duas artistas (pois a modalidade previa ações individuais), após análise da banca examinadora as bolsas foram concedidas e tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento, a técnica e a prática das duas atrizes da Cia de Teatro Conscius Dementia no fazer cultural.
Depois da a experiência no Festival, em formato de contrapartida, elas irão contar e dividir com a comunidade interessada os aprendizados.
Impacto para a cidade
Segundo Rafaela Jacon Dutra, a sua presença no Festival de Teatro de Curitiba pode ter um impacto significativo no cenário cultural de Poços de Caldas. “Primeiramente, a
participação em um evento tão renomado proporciona a sua visibilidade enquanto artista, promovendo o fazer artístico e ampliando o alcance para além das fronteiras locais. Isso pode também atrair atenção para Poços de Caldas como um centro cultural emergente. Além disso, a interação com outros artistas e profissionais do meio durante o festival pode abrir portas para colaborações futuras, enriquecendo a cena cultural da cidade”.
Ela ainda considera que a troca de experiências, ideias e técnicas contribui para o desenvolvimento artístico e inspira inovações que podem ser incorporadas no cenário local.”
Oportunidades
Já para Gabriela Severini, estes eventos são ricos em oportunidades de crescimento
profissional, permitindo a troca de experiência com outros participantes que costumam ser de diversas regiões e até mesmo de outros países.
“Além disso, eventos culturais são a oportunidade de ser espectadora de diferentes produções, e a pedagogia do espectador é muito poderosa. Através da fruição de diferentes obras artísticas é possível aprender sobre o universo teatral, aprender a partir da observação quais são as vertentes estudadas e colocadas em prática pelos artistas, é a possibilidade de sair da bolha e ampliar o conhecimento, o que sem dúvida terá uma contribuição valiosa para o trabalho da atriz e da sua Cia em novas criações, ampliando a qualidade, já existente, bem como na sua prática educacional em teatro.”
Para saber mais
www.festivaldecuritiba.com.br
Redes sociais: @rafaelajacon / @gabrielapsev






