
No Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas as atividades foram intensas neste primeiro semestre, com exposições, lançamentos de livro, visitas de escolas e grupos de turistas e apresentações artísticas de teatro e música.
De janeiro a junho, foram 11.031 visitantes. O mês de maio registrou o maior número, totalizando 2.330 visitantes, sendo 510 pessoas apenas no dia 20. A Sala Nini Mourão recebeu três exposições: “Sobre Poços”, “Mulheres Bordadas” e “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”.
Dentro da programação da 21ª Semana de Museus foram realizados seis eventos: “Exposição – Corpo Rio”, apresentações de teatro “Entre histórias e Cantorias”, “Lendas”, “Arautos, foleiros e Batuqueiros”, Encontro “Olhar Sulfuroso: Diálogos sobre a cidade e patrimônio” e “OcupaMIA”.
O Museu Histórico e Geográfico também sediou dois lançamentos de livros e a Biblioteca Nilza Megale recebeu 45 pesquisadores, com 76 atendimentos e pesquisas de materiais diversos como livros, jornais, fotografias, etc.
Quanto à presença virtual, o Museu também pode celebrar os resultados. O perfil no instagram – @museudepocosdecaldas – registrou 103 posts, que geraram 10.351 curtidas e 348 comentários; 1.045 compartilhamentos e 386 salvamentos dos conteúdos publicados, atingindo 218.136 contas.
Dentre os posts mais acessados estão o histórico do famoso Palace Hotel, com 967 curtidas, o da represa Saturnino de Brito compartilhado 109 vezes e que atraiu 75 novos seguidores e o da Igreja Metodista, que foi comentado por 29 pessoas. O perfil atraiu nossos seguidores e outros visitantes virtuais, sendo que 860 marcaram presença, além de 288 novos seguidores.
Outro destaque do perfil virtual é a série de vídeos “Por dentro do Museu”, visualizada por 10.639 pessoas. “Agradecemos a todos que nos acompanharam até agora e convidamos visitantes presenciais e virtuais a nos prestigiar sempre que puderem”, destaca a coordenadora Marina Andrade.








