Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investigam o desaparecimento de duas fontes de Césio-137, um isótopo radioativo, da mineradora AMG Brasil, em Nazareno, no sul de Minas. O suposto furto teria ocorrido na noite do dia 29 de junho.
Segundo a Cnen, equipe do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) esteve no local no dia seguinte ao furto para verificar as medidas adotadas pelos técnicos de radioproteção da empresa. A polícia também foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. A mineradora abriu uma investigação interna com o objetivo de esclarecer o ocorrido.
As fontes, segundo a Cnen, são de baixo risco e classificadas como não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), estão encapsuladas com aço inoxidável e a parte externa blindada com aço inox, tornando-as resistentes ao impacto.
Em nota, a AMG Brasil informou que investiga o caso e pede à população para que faça contato caso tenha informações sobre as fontes. O contato pode ser feito pelo telefone (32) 3322-3053.