Obras da Casa de Chá têm previsão de término em agosto

PUBLICIDADE
divulgação

As obras na Casa de Chá, no Recanto Japonês, seguem com o trabalho dos construtores do Japão, que adotam os métodos tradicionais nipônicos de edificação, em que as madeiras são milimetricamente encaixadas, sem uso de pregos ou parafusos.

Os recursos para a reconstrução da Casa de Chá, em substituição à antiga, destruída por um incêndio criminoso em 2016, estão a cargo da prefeitura, por meio de parceria com a Associação Nikkey de Poços de Caldas. Através de um Termo de Parceria, a Associação fez a contratação do projeto executivo, com as despesas de viagens e estadia dos profissionais. A mão de obra e o projeto estrutural foram ofertados pela Construtora Nakashima, do Japão. Os recursos para a construção são originários do Fundo do Patrimônio Histórico (Fundephact) e da empresa Mitsui, destinados para investimentos no Recanto Japonês antes mesmo do incêndio.

PUBLICIDADE

Hoje, o atrativo turístico está sob a concessão da empresa Citur, vencedora do processo de licitação promovido pelo município.

PUBLICIDADE

O diretor de operações da Citur Renato Agostini informou que, assim que as obras da Casa de Chá forem finalizadas, a empresa irá promover as melhorias necessárias de restauro e instalação de novos atrativos, com posterior abertura ao público, ainda no segundo semestre deste ano. A previsão de conclusão das obras na Casa de Chá é para o mês de agosto.

Segurança

A respeito da segurança do local, Agostini disse que hoje já existe um monitoramento por câmeras, trabalho complementado por quatro vigias contratados pela prefeitura. Após a reinauguração, o monitoramento será realizado nos moldes do já instalado no Parque do Cristo.

Visita

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo estiveram, na manhã desta quinta-feira (29), acompanhados por Agostini, no Recanto Japonês, numa visita guiada para conhecerem de perto as obras na Casa de Chá. Estiveram no local a turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo Carolina Caponi e a arquiteta e responsável técnica pela obra de restauro Elisabete Emi Niwa. Pelo Comtur, compareceram o presidente Juliano Silva e os membros Cassius de Melo, Edson Herrera, Donizetti Albino e Ana Paula Rezende. O Conselho acompanha de perto as obras e intervenções nos atrativos turísticos do município.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!