EXCESSO DE PESO | Mais de 300 caminhões são autuados na área central de Poços em 2022

PUBLICIDADE
Operação Carga Pesada em Poços de Caldas (foto divulgação)

A Secretaria Municipal de Defesa Social, em resposta ao requerimento do vereador Kleber Silva (Novo), contendo pedido de informações sobre tráfego e fiscalização no centro da cidade de caminhões que estejam pesando acima de 7 toneladas, informou que nos últimos dois anos 965 veículos nestas condições foram autuados. Em 2021 foram lavradas 614 autuações e em 2022, 351 autuações.

A penalidade prevista nestes casos, ainda de acordo com a Secretaria e o Código de Trânsito Brasileiro, é de menos quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor e multa no valor de R$ 130. E, além disso, se houver algum incidente ou acidente, o condutor do caminhão e a empresa são responsabilizados civil, criminal e administrativamente por eventuais danos, prejuízos e sinistros.

PUBLICIDADE

Fiscalização

PUBLICIDADE

O vereador questiona o que a prefeitura tem feito para fiscalizar e coibir a circulação de caminhões acima do limite de 7 toneladas no centro da cidade. A Secretaria lembra que existem placas de sinalização sobre a proibição do trânsito destes veículos nas entradas da cidade, bem como nos principais acessos da área central. “A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito, realiza fiscalização de forma rotineira, principalmente através de blitz de trânsito. Também há fiscalizações diárias em toda a área de restrição.” Informa também que não há um trabalho específico com as empresas da cidade, principalmente porque elas já conhecem as limitações de tráfego, sendo que caminhões e empresas de fora da cidade são os que mais cometem as infrações em questão.

PUBLICIDADE

Exceções

No requerimento, o parlamentar pergunta se há exceções previstas em lei para a circulação de caminhões acima do limite de 7 toneladas no centro da cidade. A resposta foi que sim. “As exceções ocorrem sobre os veículos devidamente autorizados pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, os veículos reconhecidos como de utilidade pública e os cavalos mecânicos (unidades tratoras) desacoplados de seus reboques ou semireboques.”

Rotas alternativas

De acordo com os esclarecimentos prestados pela Secretaria, existem vias e rotas alternativas para os veículos acima de 7 toneladas, fundamentalmente a rodovia do contorno, local adequado para o tráfego de veículos pesados. É importante esclarecer que vários veículos se arriscam a trafegar pela área central devido à balança implementada pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER) na área estadual. Contudo, outras vias de ligação já são sugeridas no Plano de Mobilidade que auxiliará significativamente na situação.”

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

Don`t copy text!